TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Estamos vivendo na “Era Tecnológica”, e apesar desse momento tão transformador, muitos jovens, mesmo com acesso às diversas tecnologias, parecem estar a par de todo esse desenvolvimento tecnológico, a não ser quando tratamos de alguns games e de algumas redes sociais, como o WhatsApp e o Tic Toc, por exemplo. São nessas redes que os jovens se procuram seguindo perfis, compartilhando e postando vídeos. Mas, e o desenvolvimento da sua educação? Como fica?
O Novo ensino Médio procura dar oportunidade de jovens a se “reintegrarem” no mundo tecnológico, por meio dos seus novos componentes curriculares a serem distribuídos ao longo dos anos de duração.
O componente curricular Tecnologia e Inovação, busca integrar os jovens, para novas habilidades, permeadas pelas tecnologias digitais. Os novos desafios exigidos pela rapidez das mudanças na sociedade, procuram fazer com que esses jovens estudantes deixem de ser meros consumidores, na tentativa de serem produtores de novos fazeres e saberes.
Como professor desse componente: Tecnologias e Inovação, fiz uma pesquisa em sala de aula, para verificar o quanto os alunos percebiam as mudanças na sociedade em face às tecnologias. Indagados sobre o conhecimento de blogs, a maioria respondeu não ter certa “intimidade” com eles, e alguns nunca tiveram acesso a um deles.
Comparando um blog a uma árvore que sempre deve ser regada (atualizando o blog) para gerar os frutos (novas postagens), propus que a sala fosse dividida em equipes e que cada equipe criasse um blog com o assunto inicial sobre o desenvolvimento das tecnologias no mundo. Ao longo dos estudos, as equipes deverão estar alimentando o seu blog com os novos acontecimentos e as datas importantes a serem comemoradas por meio de novas postagens.
Para iniciarem a primeira tarefa, assistimos a um vídeo sobre o desenvolvimento cronológico da internet no mundo. A tarefa seria então assistir novamente o vídeo em casa e fizesse uma resenha sobre o desenvolvimento da internet. Após a proposta, algumas equipes já começaram trabalhando no seu blog. É claro que muitos alunos, com mais habilidade tecnológica, já chegaram à frente, criando o blog e fazendo as suas postagens. Como as tarefas foram surgindo ao longo do curso, resolvi criar um blog exclusivo para colocar as tarefas que deveriam ser feitas por todos. Nesse blog, encontramos também breves tutoriais de como executar aquela tarefa dada.
Espera-se que haja um trabalho interdisciplinar entre os diversos conteúdos, de modo que os professores de outras disciplinas possam pedir que os alunos alimentem esse blog com os trabalhos propostos em seu componente curricular.
Para o andamento das aulas de Tecnologia e Inovação, é necessário que os computadores, os notebooks e a internet esteja em perfeito funcionamento na escola. Estamos tendo ainda, muitas dificuldades nesses três requisitos básicos apontados.
Abaixo temos alguns endereços dos blogs, tanto das tarefas, quanto dos blogs dos alunos. Gostaria de pedir que ao serem acessados e lidas algumas postagens, que os professores fizessem e postassem alguns comentários com elogios e/ou críticas construtivas nos textos, para que todos possam melhorar cada vez mais na criação e na condução de seus textos.
Obrigado,
Prof.: Ms. Paulo Oliveira
Alguns blogs em desenvolvimento:
https://historiadainternet321.blogspot.comhttp://jovensdofuturomajor.blogspot.com
http://matematicaetecnologia2022.blogspot.com
http://mundodatecnologiamajor.blogspot.com
http://wolves123456789.blogspot.com
http://blogspotluis10.blogspot.com
https://trabalhotecnologiaguilherme.blogspot.com/
http://2022girlspower.blogspot.com
http://tecnologiajuly04.blogspot.com
http://trabalho23jfn.blogspot.com
https://ospowerrangersdanovageracao.blogspot.com
Agradecido.